Como uma organização mantém os custos da Cloud sob controlo

Estima-se que até 2021, 80 por cento das organizações terão superado os seus orçamentos para as clouds, em grande parte por falta de optimização. Um fracasso sistémico da estratégia levou a que os custos das clouds ficassem fora de controlo. Pensa no início da mudança para a cloud? Parecia não haver nada que a cloud não pudesse fazer por uma quantia menor do que servidores dedicados. Muita coisa mudou, em apenas alguns anos dentro do período de adoção da cloud, era absolutamente normal que as empresas possuíssem cerca de 5% dos fluxos de trabalho dentro da cloud; hoje em dia, esse número está mais próximo dos 30%. Esse aumento na utilização da cloud incluiu o mesmo aumento no custo. Infelizmente, os aumentos de valor não faziam parte do plano.

A grande notícia é a gestão do custo da cloud dentro das capacidades da maioria das organizações. Aqui, a Spike Cloud delineia uma estratégia de controlo de custos da cloud que pode funcionar para o futuro, para que a sua organização possa usufruir de todas as vantagens de operar a partir da cloud sem exceder o seu orçamento. Começa com a revisão da estratégia por detrás da decisão da sua organização de passar para a cloud.
Aqui estão seis dicas que ajudarão as organizações a reduzir o excesso de despesas com o custo, capacidade e ativos da cloud.

1. Saiba quanto custa a cloud e a capacidade que a sua organização quer

As organizações consideram obter ou aumentar a capacidade das clouds; são por vezes muito ambiciosas dentro da capacidade e dos ativos que selecionam. Ir à falência nem sempre é uma opção adequada – porque a organização acaba por dar mais orçamento do que o necessário. De facto, as organizações são sobre-atribuídas com orçamentos em 50 por cento ou menos do que isso, quando isso envolve gastos em clouds devido a uma desconexão entre a capacidade necessária e a forma como muita capacidade está a ser armazenada e utilizada.

Para assegurar que não estão a gastar uma quantidade excessiva de espaço desnecessário, as organizações devem inscrever o apoio dos entusiastas das TI nas primeiras horas do processo de decisão da cloud para ajudar a determinar a capacidade e as necessidades de bens, agora e no futuro, isto confirmará a capacidade da nuvem necessária para se alinhar com a linha inferior.

2. Criar visibilidade em todos os serviços, aplicações e ativos para gerir a utilização e evitar desperdícios

O principal ponto a discutir é qual a capacidade de cloud que é atribuída. Com a optimização da utilização global da tecnologia, uma organização deve utilizar a cloud onde quer que ela faça sentido. As organizações devem compreender todos os seus serviços, aplicações e necessidades, o que pode tornar-se um desafio.
Ter uma forma de decompor os custos dos ativos e utilizá-los em vários níveis de detalhe que acompanhem cada serviço, utilização e número de utilizadores; por exemplo, uma licença SaaS é considerada uma necessidade e pode ser atribuída a um funcionário e/ou custo para o centro. Criar uma infra-estrutura que dite a forma como esta informação é categorizada e priorizada, dando visibilidade às despesas da cloud, organizando-as à medida que a sua organização as define. Ter um método de trazer toda esta informação para uma visão consolidada permitirá identificar quais as aplicações ou plataformas que estão a ser utilizadas e, mais importante ainda, quais as que estão a ser subutilizadas.

3. Gerir os seus Recursos

O valor do custo da nuvem parece mais barato do que o processamento e armazenamento on-prem do centro de dados porque não tem de comprar equipamento e reforçar a infra-estrutura interna de TI. Contudo, tem de ter largura de banda suficiente para aceder e descarregar/carregar dados e processamento a partir da cloud, o que pode ser dispendioso.

Existem também custos elevados contratuais de “conceção excecional” com os fornecedores de clouds quando a utilização ultrapassa os limites normais. Quando estiver a fazer a otimização dos custos da cloud, não se esqueça de olhar para os seus elevados picos de exigência para a gestão e armazenamento. Veja se estes podem ser adaptados às fórmulas de custos normais das clouds para não se espantar com os custos adicionais.

4. Não Armazene dados sem sentido

Geralmente, as organizações inicialmente armazenavam todos os dados recebidos. Para evitar a desordem nos seus próprios centros de dados internos, elas enviavam o excesso, não utilizado, duplicado para a cloud. As organizações devem avaliar, principalmente, o que deve ser tirado da cloud e calcular se vale a pena poupar. Caso contrário, eliminar e reduzir o gasto da cloud.

5. Migre o seu servidor

Se todas as suas aplicações e sistemas migrarem para a cloud, não é provável que consiga realizar poupanças nos custos da cloud. Se estiver a criar aplicações que se cruzam com várias nuvens e recursos, os seus custos também não serão eficientes. A resposta é reorganizar os seus sistemas e aplicações de modo a que gastem menos de todos os recursos que utilizam – quer os recursos sejam locais ou dentro da cloud.

6. Envolva o seu ROI

As finanças são extremamente competentes na leitura de fórmulas complexas de custos e ajudam a induzir os preços projetados uma vez que se esteja a realizar a modelação de custos ROI da cloud. Por outro lado, as TI não são boas nisto. É vantajoso para si interagir com a ajuda das finanças na projeção dos seus custos na cloud.